domingo, 22 de novembro de 2009

COMO RELACIONAR-SE COM SUA AVE


Algumas sugestões :

Cada calopsita tem seu temperamento, seu jeito de ser, portanto, não devemos comparar por exemplo, duas calopsitas, que elas não serão iguais, cada uma terá comportamento individual, característico dela.




CALOPSITA DOMESTICADA



Mesmo mansas, umas são mais agitadas, outras mais calmas, algumas curiosas, outras nem tanto, umas adoram carinho a todo instante, outras nem tanto, portanto, devemos conhecê-las e respeitá-las e isso significa não ficar insistindo em tocá-las quando é perceptível que não querem, pois acabam ficando estressadas.

Da mesma forma, algumas não toleram ser tocadas pelas costas, ou até mesmo no penacho, outras adoram e até pedem, e esse comportamento não tem nada a ver com a forma que foram domesticadas, é de sua característica individual





Geralmente, essas diferenças comportamentais entre uma calopsita e outra fazem surgir dúvida no novo dono que a ave não seja realmente mansa, mas isso não é verdade, basta tentar compreendê-la.

Respeite sempre o horário de sono deixando-a em sua gaiola, pois mesmo mansa a ave precisa se sentir segura em um espaço físico somente seu, aonde possa também ter seu alimento e água ali sempre disponível e renovado.

Não exija 100% do tempo da calopsita para você, vão existir momentos que sua calopsita irá gostar de brincar, mas também precisará descansar mesmo durante o dia, portanto, proporcione a ela um ambiente tranquilo, adequado para poder dormir. Lembre-se que não podemos comparar e tratar de forma igual uma ave e um cachorro, por exemplo. O assédio frequente pode deixar a ave estressada e nervosa, podendo inclusive levá-la à morte.


Nunca deixe a gaiola no chão, as aves se sentem seguras em lugares altos, se não tiver aonde colocar a gaiola, ponha-na em cima de uma mesa.

Muito cuidado na interação criança x pássaro, pois movimentos bruscos assustam o pássaro, não deixe uma criança sozinha com a calopsita, deixe sempre uma pessoa adulta supervisionando 100% do tempo enquanto ambas estiverem próximas.







COMO PEGAR MINHA CALOPSITA



Fique atento ao modo de pegar seu pássaro. Nunca dirija a mão espalmada em direção à ave, isso a assusta, o pássaro não tem como relacionar sua mão à sua pessoa, portanto, na maioria das vezes vai se defender, abrindo o bico na direção da mão e dedos, e você entender que a ave é ou se tornou arisca.





Se mansos, ofereça o dedo ou o dorso da mão ao invés de pegá-lo pelo corpo e pelas asas, desde que as condições sejam seguras para o pássaro, caso tente voar (asas aparadas, ambiente fechado,etc)


Filhotes, sempre um jeito mais especial ainda de pegá-los : mão em forma de concha acondiciona melhor:






CALOPSITA ARISCA

A calopsita considerada arisca, é a que não foi domesticada, amansada desde filhote. Portanto, o pássaro tem comportamento e reações igualmente a uma espécie na natureza : são assustadiças e bicam como forma de defesa ao tentarmos pegá-las. Portanto, publicamos a seguir imagem que mostra o jeito correto de pegá-las, para evitar bicadas que podem machucar a pele .




O SEGREDO DA CONQUISTA

O relacionamento calopsita x dono é construído, não é imposto. Seguem algumas dicas para facilitar essa grande conquista :

1) Permita que sua ave se acostume durante alguns dias com seu novo ambiente. Tenha certeza de que a ave está se alimentando bem, com comida e água abundantes. Mesmo que você pretenda mudar o tipo de alimentação, conforme sua comodidade e de acordo com as orientações de um veterinário, durante período de adaptação permaneça incluindo o mesmo alimento que lhe era servido anteriormente, propiciando-lhe uma sensação de continuidade.

2) Posicione a gaiola em um lugar seguro e quente, para que, em situações de stress quando um animal consome mais energia, ele tenha à sua disposição uma temperatura maior do que aquela espécie poderá tolerar no futuro.

3) Retire quaisquer brinquedos de sua gaiola, e ofereça recipientes de comida e água extras quando necessário, até que a ave se acostume com a gaiola.

4) Não faça movimentos bruscos ao redor dela. Movimente vassouras e rodos com suavidade, não abane tecidos perto deles, principalmente de cores escuras. Depois de alguns dias em sua casa, tempo para reconhecimento do ambiente, pegue fitinhas de cetim, faça nós nas extremidades para não desfiar e amarre-as nas grades da gaiola ou viveiro. Use cores variadas. O balançar das fitas vai ajudar a ave a se acostumar com o movimento de suas mãos. Quando for pegar algo dentro da gaiola (comedouros, água, etc.) coloque a mão com cuidado e devagar.

5) Só depois da calopsita estar mais tranqüila, é hora de começar a amansá-la. Para amansá-la você precisa criar nela, confiança em você. Fazer com que ela sinta que você faz parte do bando dela. Confiança e harmonia é fundamental para o sucesso nos relacionamentos humanos/animais. Humanos e animais gostam de coisas e pessoas que se pareçam com eles. Tente imitar os assobios dela. Quando ela abrir as asas, abra seus braços como se fosse voar. Espreguice-se com ela, acompanhe-a no que ela faz e, logo, ela estará seguindo você, porque você é do seu bando.

6) Paralelamente, comece a segurar algo de comer para ela vir buscar na sua mão e chame-a mostrando o dedo indicador pedindo para coçar a cabecinha dela. Lembre-se sempre de usar um tom de voz amigo, confidente, cúmplice e morno. Aos poucos, ofereça os dedos para ela subir, depois as costas da mão e, por fim, o ombro. Lembre-se ainda que, você é o espelho dela e ela acompanhará parte de sua personalidade.

Lembre-se sempre que essa é uma relação de CONFIANÇA. Nunca a force a fazer nada. Nunca insista em que ela faça algo que não quer.... Mas isso leva tempo, paciência e determinação.

Boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CIA.dos passaros