domingo, 22 de novembro de 2009

Cuidados Basicos para um canario


Cuidados Básicos e Higiene



Mantenha o máximo de limpeza;

A higiene é básica para o sucesso de quem se propõe a criar canários; cuidados especiais como os alimentos, gaiolas, poleiros, etc.;

Não se esquecendo dos banhos em dias alternados, somente suspensos em dias frios e nos cinco primeiros dias de nascimento;

Troque o papel do fundo da gaiola em dias alternados;

Evite mudar a gaiola de posição em época de cria;

Substitua a água diariamente;

Repor os alimentos todas as manhãs

Acasalamento

Após a escolha do local, gaiolas, pássaros, etc, vamos pensar na criação propriamente dita. Chegando a época do acasalamento, normalmente em nosso clima ocorre no final de julho ou início de agosto, colocamos o macho e a fêmea em gaiolas vizinhas, para o clássico namoro. Na gaiola da fêmea colocar o ninho e os fios de saco se estopa cortados aproximadamente 5 (cinco) centímetros. O macho antes do acasalamento deve estar cantando vigorosamente e a fêmea estando "pronta", começar a puxar os fios do saco e começar a se movimentar intensamente. Alguns beijos ou até mesmo troca de alimentos são trocados quando as gaiolas são colocadas em juntinhas. Após estes dias de namoro, esperar dois ou três dias, aí assim, podemos juntar o casal, que normalmente se aceitarão reciprocamente. Há o caso de recusa por parte do pássaro ainda não conveniente preparo para o acasalamento.

Postura - Quando a fêmea porá os ovos

Alguns dias passados, variando de 5 (cinco) a 8 (oito) dias, a canária porá o seu primeiro ovo, e assim sucessivamente a medida em que os dias vão passando, sendo que o último poder ser intercalado na falha de um dia e normalmente ele vem mais azulado que os primeiros. As posturas, são normalmente em número de três a cinco ovos. Os ovos são postos sempre em torno de 7 (sete) horas da manhã.

Os ovos só vão se eclodir, depois de 13 (treze) a 15 (quinze) dias, quando nascerão os filhotes, ficando um ou mais ovos no ninho sem eclodir deixe-o no ninho, pois os mesmos servirão de apoio aos pequenos filhotes, facilitando o recebimento dos alimentos. O ninho deverá ser retirado da gaiola por dois dias para que a canária perca o choco, retornando depois.

Em caso de acidente, a fêmea por o seu ovo fora do ninho, o criador imediatamente deve colocá-lo no ninho; Pode ocorrer também a retenção do ovo (ficar preso, não sair), o criador deve pegar a fêmea delicadamente colocá-la sobre vapores de águas em ebulição, pois o aquecimento favorece o expulsão do ovo, com muita cautela podemos fazer pequenas massagens com o dedos indicador, com o cuidado para não quebrar o ovo, recolocando em seguida a canária no ninho. Infelizmente estas canárias não devem ser mais usadas para evitarmos um possível fracasso.

Curiosidades e Canto

Dicas para estimular o macho cantar com mais vigor

Para quem tem um casal em casa, há algumas dicas para estimular o macho. Ele poderá cantar na maior parte do dia, o ano todo, se o ambiente for estimulante ao canto.

A motivação é maior quando o ambiente está iluminado e há uma fêmea por perto, cuja presença ele pressinta ou veja. Através do jogo da claridade e da escuridão, é possível concentrar o canto em determinados períodos de tempo e fazê-lo mais vibrante. No escuro, cantará pouco e baixo. Para ouvi-lo cantar entusiasticamente, basta acender a luz. Na época da procriação, a tendência é cantar mais. Porém, se for colocado na mesma gaiola da fêmea, o seu canto diminuirá bastante. Se você tiver mais de um macho, o ideal é que um não veja o outro, para não desenvolverem o canto de guerra, que é pouco atrativo. Quando um não vê o outro, basta um cantar para que os demais se sintam estimulados a fazê-lo.

Para ter um bom canário de canto, adote alguns cuidados básicos

Escolha o exemplar de canto mais agradável e melodioso segundo o seu gosto, se não for experiente leve um criador (lembre-se: só o macho canta). Prefira adquiri-lo com pelo menos 3 meses, quando começa a cantar. Atingirá o seu ápice com 1 ano de idade. A fêmea pode ser comprada com qualquer idade - com 1 ano está apta à reprodução.

Apesar das fêmeas não cantarem, não descuide de uma boa escolha. Devem ser saudáveis, alegres e um pouco mais gordinhas que os machos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CIA.dos passaros